quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Feriado em Curitiba

Feriado de Carnaval. O Gerson e eu fomos visitar a Rafaela e o Olinto em Quatro Barras, uma cidade na região de Curitiba.

SÁBADO
Acordamos 3:30h do sábado e pegamos a estrada. A viagem, que deveria durar 5 horas, durou quase dez, por causa do trânsito e de um deslizamento na estrada. Mas chegamos. E o Olinto imediatamente nos convidou para uma caminhada de uma hora, por iniciativa de seu amigo Schneck.

Não era exatamente uma caminhada... Mas sim a subida do Morro do Anhangava. E pensar que eu nem tinha levado um tênis...

Subimos bastante. E a cada pedra que contornávamos, a vista da cidade aparecia mais bonita.

Sapatilha de MTB não é o calçado ideal pra este tipo de atividade. Se eu ao menos tivesse tirado o taquinho que escorregava nas pedras maiores...

Schneck, Olinto, Mônica, Eu, Gerson. E a fotógrafa, Rafaela.

No topo, as nuvens passavam por nós.

"Foi pesado", hehehe.

Voltamos pra pousada bem cansados no fim daquela tarde.

DOMINGO
No domingo de manhã, nossa próxima atividade: descer a estrada da Graciosa até a cidade de Morretes.

Passamos pela Ponte do Arco.

Pelo Oratório Anjo da Guarda e outras construções bastante antigas.

Até entrar neste trecho (quem quiser saber mais sobre o lugar, aguarde o próximo guia do Olinto e da Rafaela).

A parte final da estrada, já depois da serra, chegando a Morretes.

Para voltar, pegamos o trem da serra.

As bikes foram muito bem acomodadas (mais que os passageiros).

E o trem subia a serra a 25km/h, entre belas montanhas, rios, cachoeiras, pontes, túneis. Esta estrada de ferro foi inaugurada em 1885. É difícil imaginar como puderam construí-la num terreno tão acidentado (trens não vencem subidas íngremes).

Este trem nos deixou na Rodoferroviária de Curitiba, e voltamos pedalando a Quatro Barras. Cansados.

SEGUNDA-FEIRA
Segunda-feira a programação era bem mais light: conhecer a cidade de Curitiba.
Fomos de carro de Quatro Barras até lá, e sem a menor vergonha porque estávamos cansados mesmo. Mas levamos as bikes no carro, pra facilitar o percurso dentro da cidade.

Começamos pela Ópera de Arame.

A ponte passa sobre a água da pedreira e chega ao edifício todo de tubos. Como será que fizeram o projeto de acústica?

Depois fomos ao parque Tanguá. Outra pedreira desativada. A queda d'água é artificial, mas o efeito é bonito e refrescante. E afinal estamos dentro de uma grande cidade. Não tem uma cachoeira dessas em São Paulo.

Passamos pela Universidade Livre do Meio Ambiente. Também era uma pedreira.

A estrutura da construção em madeira... Muito interessante!

A igreja Ucraniana.

E uma cena nunca antes documentada: o Gerson empurrando a bicicleta!!! Enquanto todos pedalavam! Reparem que a Rafaela não segurou a risada...

No centro da cidade, Gerson examina os freios do bonde.

E é claro que tinha que ter uma degustação do café de Curitiba.

Ainda no centro, um painel de Poty.

E o famoso Olho de Niemeyer, ohhh...

No parque João Paulo II, essa escultura "homenageia" o antigo Papa polonês, em uma de suas visitas ao Brasil... Não imagino o que ele deve ter sentido ao ver essa coisa diabólica com mãos transparentes, mas provavelmente não foi legal...

O parque tem algumas construções e objetos da cultura polonesa.

E por último, não podia faltar: o jardim botânico!

Depois o Olinto nos levou na pizzaria dos sonhos: pizza boa, barata e sem garçom. Boa mesmo, não fica atrás das pizzas de São Paulo.

Terminamos assim o feriado, voltando pra casa na terça-feira de manhã. Cansados. Foram três dias muito proveitosos, sem dúvida. A região toda é muito bonita, eu recomendo!

Bruna.

Unknown disse...

As fotos ficaram lindas. Curitiba é realmente um belo lugar pra passear. Quando estive na Opera de Arame, minha esposa só se deu conta de onde estava caminhando no meio do caminho. Daí, que eu tive que tirá-la de lá no colo, porque ela tem trauma de altura. Rs!! Fechou os olhos e agarrou-se no meu pescoço. Tenho certeza que vcs tiveram um feriado super aproveitável. Abçs!

Wesley Souza disse...

fiquei com invejinha ..rsrs
Muitos lugares bonitos.. as fotos ficaram fantásticas.. na próxima eu to dentro heehehe

pedalante disse...

Bruna,

Nenhuma foto sua? Entre o entrudo e o carnaval, um pedal com amig@s...coisa para pessoas únicas!

Parabéns.

Edmilson Cupertino disse...

Esta é a essência da vida! Para que viajar para a europa? Temos um país continental, sol, frio, a maior floresta do mundo, deserto, uma vastidão de biomas sem falar de todo o litoral... Parabéns pela viagem e obrigado por compartilhar conosco. Tive muita vontade de conhecer essa cidade e também viajar de trem.

Abç a todos!
Cupertino

Rafaela disse...

Adoramos as visitas e os passeios, para nós é sempre muito bom estar cercados de amigos especiais. Da próxima vamos ver se mais babikers e simpatizantes se habilitam! Beijos, Rafa e Olinto