segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Guia de Cicloturismo Estrada Real - Caminho Velho está pronto!

Finalmente o Guia de Cicloturismo Estrada Real – Caminho Velho está em nossas mãos.

É com grande alegria que compartilhamos esta novidade, a conclusão deste guia é a realização de um antigo sonho do Olinto que foi possível ser realizado agora, pois nós cicloturistas já somos muitos, e cada vez menos somos encarados como loucos ou pagadores de promessas. Muita gente já percebeu que viajar de bicicleta pode ser uma das melhores formas de viagem.

Com este guia propomos uma viagem por um dos caminhos mais antigos do nosso país, que manteve muito de sua originalidade devido ao esquecimento e a desimportância econômica. É um guia de mão dupla, ou seja, tem planilhas nos dois sentidos: Paraty – Ouro Preto e Ouro Preto – Paraty. Ele faz parte de um projeto maior que pretende oferecer vários guias associados para que o cicloturista possa viajar grandes distâncias pelo país. Atualmente já é possível sair do interior de São Paulo fazendo o Caminho da Fé e, na altura de Campos do Jordão, fazer uma grande volta pela Mantiqueira, depois continuar a partir de Aparecida e Guaratinguetá pela Estrada Real até Ouro Preto, em um viagem de cerca de 1.500 km, tudo em cima dos guias do Projeto de Cicloturismo no Brasil.O guia traz perfil altimétrico do caminho, planilhas detalhadas, mapas dos circuitos, mapas detalhados das cidades, bike shops, empresas de ônibus, bancos, onde ficar, onde comer, pontos turísticos, curiosidades de cada localidade, o histórico da Estrada Real, preparação, treinamento, um capítulo sobre a arquitetura que verá pelo caminho e uma entrevista com o criador do Projeto Turístico Estrada Real, Áttila Godoy, ou seja, tudo que o cicloturista precisa saber para realizar o caminho (veja um capítulo inteiro do guia).

Para quem gosta de imagens, o DVD da Estrada Real traz emocionantes 48 minutos de imagens do caminho. A cada vez que revemos ficamos impressionados com a riqueza e a beleza de nosso país veja o primeiro dos 13 capítulos do DVD em nossa página e também o mapa e fotos do percurso.

Gostaríamos de agradecer a todos os leitores e cicloturistas que são os únicos patrocinadores deste projeto. Em especial aqueles que voluntariamente divulgam nosso trabalho por meio de suas listas privadas de mail, suas páginas, blogs, listas de discussão, etc... A todos aqueles que presenteiam amigos e parentes com nossas publicações, aqueles que mostram nossos filmes a pessoas mais jovens e acabam, assim como nós, semeando sonhos de viagem em bicicleta.

Aproveitamos para desejar a todos muita saúde e paz para o novo ano!Um forte abraço a todos e muito obrigado!

Rafaela e Olinto

(saiba mais em http://www.olinto.com.br/)


PS. Neste ano fizemos o lançamento dos guias no Rio de Janeiro com o apoio da Recicloteca. Ficamos estacionados na frente da casa do Eduardo e da Carol. Eles trabalham nesta instituição, são cicloturistas e muito engajados com projetos ecológicos e reciclagem. A partir de então, tomamos o compromisso de fazer os guias sempre com papel reciclado

3 comentários:

Bruna Tri disse...

Parabéns por mais este filho!!!

Raquel disse...

É isso ai, faço das minhas as palavras da Bruna. Parabéns!!! E um dia ainda viajo de bike rsrs...

Rafaela disse...

Olha Raquel, agora que você já sabe tudo a respeito de mulheres e viagens de bike pode sair é já. Fala pro pessoal aí do seu serviço esperar um pouco que vc vai dar uma saidinha, pega a sua bike e some, menina!