domingo, 29 de novembro de 2009

BANANA!

A banana é uma pseudobaga da bananeira, uma planta herbácea vivaz acaule da família Musaceae.



As bananas constituem o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, a seguir ao arroz, trigo e milho. São cultivadas em 130 países. São originárias do sudeste da Ásia, sendo atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta.



Existem quatro padrões ou tipos principais de variedades de banana: a banana-prata; a banana-maçã (de tamanho pequeno e mais arredondada), a Cavendish (também conhecida como banana-d'água ou caturra) e a banana-da-terra.
Entre as bananas de mesa contamos as variedades maçã, ouro, prata e nanica. Esta última deve o seu nome ao porte da bananeira sendo, na verdade, uma banana de grande dimensão.



A banana é o segundo fruto mais produzido e consumido no Brasil, ainda que ocupe apenas 0,87% do total das despesas de alimentação dos brasileiros em geral (daí a expressão "a preço de banana" para referir que algo é pouco dispendioso).



Propriedades nutricionais:
A banana apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e é ótima fonte de potássio.
Valor calórico: 100 gramas de banana prata fornecem 89 calorias

Propriedades medicinais:
Por ser rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarreia, ajudam no sono e melhoram o humor.



Veja agora alguns depoimentos verídicos de pessoas de várias regiões do Brasil:

"A banana é fácil de descascar..."
Gerson, São Paulo



"É bom em salada de fruta!!!"
Wesley, São Paulo



"Repositor de energia de pessoas financeiramente menos favorecidas."
Jorge, São Paulo



"Bom pra comer com farinha d'água*."
Raquel, São Paulo



"Bom, nós adoramos banana. Diz que é ótimo repositor de sais e nós costumamos fazer uma vitamina com leite, gelo e açúcar mascavo logo que chegamos do pedal. É tiro e queda! Mata a sede e revigora. Concordo que é fácil de descascar e essa é uma das vantagens que a tornam minha fruta preferida :D
Quanto a essa coisa de menos favorecidos, só se for no nosso país tropical... vai comprar banana fora dos trópicos pra ver o quanto custa... Acho que o Lance Armstrong deve comer outra coisa mais barata que isso... hahahaha."

Rafaela, Timburi



"A banana é portátil e sua embalagam é biodegradável."
Bruna, São Paulo



"...além de ser a fonte de potássio mais em conta que existe. Até onde eu sei a dúzia de bananas é mais barata que a dúzia de coca colas."
Rafael, São Paulo



"As crianças adoram quando tem torta de banana em casa"
Tia Cota, Brasil

Fontes:
Wikipédia
Seagri
_____________________
* Farinha d'água é uma farinha tipicamente nordestina, ela é mais grossa, mais amarela e acredite, mais saborosa.

domingo, 15 de novembro de 2009

Uma Ghost Bike e uma Ghost Vassoura

Dia 26 de outubro um ônibus atropelou e matou um ciclista e um gari que estavam no canteiro central da Av. Robert Kennedy.

Ontem, 14 de novembro, os familiares de Fernando Martins Couto e Antônio Ribeiro prestaram uma homenagem no local.

Sem dúvida é um fato triste... Mas transformar a tristeza em esperança e alerta é o que precisa ser feito. Por isso uma bicicleta e uma vassoura brancas foram penduradas no local, e permanecerão ali para que todos lembrem do incidente*.
Existem bicicletas brancas, ou ghost bikes, em diversos países, homenageando ciclistas que foram vítimas to trânsito.



Garis e ciclistas participaram da colocação da bicicleta e da pintura do asfalto.

Foto: Willian Cruz


Foto: Willian Cruz

Fizemos uma oração ao redor da bicicleta e da vassoura, um momento muito emocionante para as famílias e para todos os presentes.


Não sei de quem é essa bicicleta, mas ela diz tudo aquilo que queríamos dizer!


Depois pegamos as nossas e fomos embora.


Bruna.
_________________________
* INCIDENTE, pois acredito que a palavra acidente não é aplicável em determinadas circunstâncias.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Feriado em Timburi

Neste fim de semana com feriado visitamos Timburi, uma cidadezinha perto de Ipaussu, terra do Olinto. Cinco horas de viagem separam os Babikers paulistanos deste lugar.
Era pra ser um grande passeio Babiker, mas por motivos familiares e outros motivos ainda desconhecidos, apenas eu e o Gerson fomos até lá.

Chegamos na tarde de sábado, e após uma demonstração da cozinha maravilhosa do motor home, descemos até o Redondo para remar. E à noite ainda fizemos um churrasco, humm...







No domingo, depois do café da manhã, saímos para pedalar. Ou será que foi pra empurrar a bike? Nosso plano era chegar até uma pedra, pedra do trem, que víamos de longe, da estrada de asfalto:

Tá vendo aquela estradinha que passa entre as duas pedras? É pra lá que nós fomos!





Mas o Olinto não sabia direito como chegar lá e acabamos entrando em uma fazenda onde a estrada não era pedalável. O pessoal de moto nos aconselhou a não seguir. Mas o pessoal da fazenda aconselhou a seguir e ver uma nascente de água cristalina dentro da mata... E dali pra frente a estrada de volta para a cidade seria boa. Assim fizemos.







Descemos bastante entre pedras e mato crescido, muitas vezes empurrando a bike. Chagamos a um riacho geladinho, delicioso, e paramos pra almoçar. Já de barriga cheia, constatamos que a tal nascente era tão no meio do mato que mal dava pra ver. Ficou até uma dúvida se aquele seria o lugar certo. Mas era...


Na volta a estrada era realmente boa, mas o que não nos contaram é que pra chegar até ela tínhamos que cruzar um pasto enorme morro acima. Dessa vez até o Gerson empurrou a bike. O sol castigava... Mas a paisagem era bonita, maravilhosamente bonita, e parecíamos tão pequenos aos pés de todas aquelas pedras.




Na única sombra disponível, descansamos.


Ainda tinha muito o que subir. O Gerson empurrou!




Isso é porque viemos lá de baixo, daquela matinha.


Com algumas dificuldades, cruzamos esta parte do caminho e atingimos a estrada, onde aí sim foi possível pedalar até a sorveteria mais próxima!!!
Da próxima vez não esqueçam: vamos pedalar até a fazenda Himalaia, deixar as bikes na parte de cima do pasto e descer a pé... Assim dá certo!

Na segunda-feira pudemos remar mais um pouco e ficar descansando, pra depois voltar pra casa. Que pena, acabou...

Bruna.