segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Rota Cicloturística Márcia Prado: São Paulo - Santos

Sábado, 19 de dezembro, foi realizado um evento de teste da Rota Cicloturística Márcia Prado. O caminho inicia na estação Grajaú da CPTM e termina em Santos. Para saber mais sobre o evento, acesse o site CicloBR.
Pelo que andam dizendo por aí, 850 ciclistas chegaram a Santos neste sábado.
Eu particularmente não gosto desse tipo de passeio organizado de muita gente. Sempre descemos a manutenção "clandestinamente", e óbvio que é mais rápido e é confortável poder escolher nosso próprio caminho. Mas tenho que dar o braço a torcer que dessa vez a organização está de parabéns. 850 pessoas e suas bikes chegaram ao mar, muitos deles não teriam feito isso se não houvesse uma rota organizada. Espero que este teste sirva pra que o caminho torne-se oficial e mais pessoas possam experimentar como é bom pedalar pela estrada de manutenção no meio da Mata Atlântica.

Começando:
Aí estamos nós, na balsa. Até o momento nenhuma novidade, já pedalamos pra Santos algumas vezes e por vários caminhos diferentes. Nosso passeio demorou pra começar porque o Losca ficou enroscado na estação de trem. A linha esmeralda da CPTM estava liberada pra ciclistas neste sábado, mas parece que na estação em que ele tentou entrar ninguém sabia disso. Depois de uns telefonemas e do problema resolvido, Losca pegou o trem até o Grajaú e saímos pedalando pela Belmira Marin até a balsa.
Quem foi: Bruna, Wesley, Allyson, Tony, Cleber, Losca, Paulo, Fujita e mais um amigo, e o Dalmo.

Foto: Allyson

Depois da segunda balsa tinha muita lama... Isso sujou nossas roupas, deixou nossas bikes barulhentas.

Foto: Losca

Todos ficamos pontilhados, o que não é um bom negócio considerando que teríamos que voltar de ônibus mais tarde. Em Santos o Cleber precisou comprar outra camiseta, o Wesley usou a dele do avesso e não tivemos problemas pra embarcar com as bikes sujas.


Continuamos seguindo as placas da rota até chegar na Imigrantes.


Pra subir da estrada de lama até a Imigrantes, tinha mais lama... Uma escadinha estreita. Todos ajudaram uns aos outros, porque o negócio estava liso. E daí pra frente era só asfalto.


Interligação (desconfio que erramos essa parte do caminho, mas tudo bem... Deu no mesmo lugar).


Entrando na Estrada de Manutenção, a tenda estava montada pra que cada ciclista preenchesse uma ficha, recebesse orientações sobre a segurança da estrada (imprescindíveis, pois são muitas descidas cobertas de limo) e para que os freios fossem verificados.
Ao chegar aí, percebemos que éramos os mais sujos. Na verdade, tinha muito ciclista bem limpinho: escolheram outros caminhos pra acessar a Imigrantes. Veio aquele sentimento de "por que eu não fiz o mesmo?"
Mais tarde, depois do banho tomado, esse sentimento desapareceu.


E adivinhe QUEM foi que precisou de uma regulagem extra no freio... (vergonha!)


Instruções recebidas, descemos a serra.





Foto: Losca





Cleber e o Wesley, meio cansados.


Eu não sabia que passava ônibus de linha na estrada de manutenção. Foi um desses que deixou a roupa do Wesley desse jeito (deixo pra que ele mesmo conte como foi).


Finalmente chegamos na praia! Aí estão as nossas bikes, esperando enquanto devorávamos um pf no quiosque.

Foto: Allyson

Pra quem me perguntou como é que faz pra colocar as bicicletas no ônibus, aí está a resposta:



Agora vou contar uma parte triste da história:
Minha máquina fotográfica que já apresentava problemas a alguns meses, talvez tenha dado seu último suspiro após as fotos acima. Como já é a segunda câmera que destruo em passeios de bike, acho que só devo comprar outra se for um modelo em aço a prova de choques, ou coisa assim.
Mais triste ainda é que o Wesley perdeu sua máquina fotográfica (em perfeito estado) após o pf no quisque.

Será que a partir de agora teremos apenas relatos sem fotos no blog dos Babikers??? Quem vai fotografar nosso passeio de Natal???

Bruna.

2 comentários:

Raquel disse...

Ah quem vai fotografar o passeio de Natal está ÓBVIO é o Allyson!!! Aliás a câmera dele é master blaster hauhauuahu....

Raquel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.