terça-feira, 5 de agosto de 2008

Pedalando pela Finlandia - Parte 2

Após longos quilômetros em meio a florestas e áreas de plantacao de aveia, trigo, chegamos no centro sul da Finlandia, onde a densidade populacional vai aumentando. Jyvaskyla é a maior cidade que havíamos passado até entao, muito especial para mim, pois foi lá que nasceu Alvar Aalto, o mais famoso arquiteto da Finlandia.





O centro da cidade é bem agitado, e já comecamos a ver gente, coisas e arte diferente...


Nessa regiao passamos pela bela área de lagos da Finlandia, e ao contrario do que imaginávamos, pouquissimos pernilongos, bom clima. Foi a parte mais gostosa da viagem, sempre encontrávamos um local próprio para acampamento perto de um lago, com mesinhas e as vezes até com banheiro, um luxo! Depois de montar a barraca tomar banho e preparar o jantar podíamos apreciar um belo por do sol.









Já na última semana da viagem, na regiao de Lahti, seguimos a dica de uma finlandesa que nos deu água também e encontramos uma prainha de um dos maiores lagos da Finlandia, o Paijanne, onde pudemos acampar.
Quando chegamos lá encontramos algumas pessoas tomando banho no lago frio.... depois eles vieram conversar conosco, na verdade eram proprietários da casa ao lado da prainha e estavam fazendo sauna e pulando no lago!!!! A sauna é muito usual na Finlandia, mesmo as casas mais simples tem. Depois de um tempo, quando ja tinhamos até jantado, o casal voltou para conversar conosco e nos convidou para um vinho!
Foram muito simpáticos! Conversamos por horas sobre a história da Finlandia. Eles moram em Lahti, mas compraram esta casa centenária para os finais de semana. Todos os dias de manha o Kari pula no lago frio, mesmo no inverno! Disse que a única dificuldade é que tem que abrir um buraco no gelo!!!!!! Ai meu Deus! Eles também nos ajudaram vendo os precos do barco para Estocolmo, e acabamos decidindo ir ate Turku para economizar uns bons euros. Além disso nos ajudou a contactar o Jaime, amigo que o Olinto fez na volta ao mundo, e com quem vamos nos encontrar em Turku também.

Chegada em Helsinki! Muito para comemorar!
Chegar numa cidade grande de bicicleta nao e uma tarefa muito facil... a maioria das autoestradas sao proibidas pra bike e as ciclovias mal sinalizadas.... no caminho encontramos o Rolf, um ciclista que nos guiou até o centro! Muito simpático, ele conhece o Brasil, a 40 anos atrás foi com a Cia Finlandesa de Ballet se apresentar no Municipal de SP. Agora com 60 anos o cara continua em forma!
Em Helsink pedalamos um pouco pelo centro e paramos para almocar. Depois seguimos, já com um mapa melhor nas maos, e encontramos a saída para Turku.






Quando já estávamos cansados e nao conseguíamos encontrar um lugar para acampar, paramos num posto de gasolina na estrada para ver o que fazer.... comecamos a conversar com um homem, se chama Kari também. No final ele acabou nos convidando para dormir na casa dele em Helsinki, nos levou para jantar e tudo! Aproveitamos para comer um prato com carne de rena, rsrsrs, e ver a noite da cidade. Ele é um economista de grande sucesso e depois dos 40 anos decidiu que ia trabalhar poucos dias, só para manter o padrao. Ele e um grande caçador e tem varios animais empalhados que ele mesmo caçou em seus safaris pela Africa!!!!! Mais uma noite cheia de historias que nunca vamos esquecer. A esposa dele é tao divertida e alegre que até parece brasileira! Adora Cuba e o Che Guevara, e atualmente está na Universidade estudando a cultura dos diferentes povos da Laponia!
No dia seguinte acordamos meio de ressaca, depois de tanto vinho e uma dose de 'pinga finlandesa', rsrsrs, mas tínhamos dois dias ainda de pedalada para chegar em Turku, onde encontramos o Jaime e sua esposa. Ele é ingles, e depois do encontro na volta ao mundo, ele e o Olinto so haviam se correspondido por email.
Ela é finlandesa e nos falou bastante sobre a cultura do país! Uma verdadeira festa na finalizacao da viagem!
No outro dia seguimos de barco para Estocolmo, o primeiro dia de descanso depois de 1700 km pedalados em 22 dias!



O Navio era um daqueles 'chiques', com direito a banda, free tax. Ficamos o dia todo na boa vida, apreciando o caminho, que passa por várias ilhas entre a Finlandia e Suécia.




Chegando em Estocolmo, ja no final do dia, fizemos uma volta na cidade e fomos procurar o Rui e a Carol, que estavam com o motor home nos esperando no Estádio Rasunda, onde o Brasil foi campeao.




As ciclovias em Estocolmo sao muito interessantes, funcionam de verdade! Tem mao de direçao e tudo!



Se voce está sem a sua bike, nao tem problema, é possível locar uma em qualquer ponto da cidade e devolver em qualquer outro ponto. Legal!!!!!



Infelizmente nao conseguimos encontrar nossos amigos a noite... o encontro estava marcado para o dia seguinte, mas achamos que eles iriam dormir no local. Estavamos errados.... e o pior é que ja era tarde para sair da cidade para encontrar um local para acampar.... tentamos em algumas areas livres da cidade mas ficamos com medo de sermos acordados a noite para desmontar a barraca, entao decidimos 'dormir na praça', literalmente!!!! Até que foi divertido e inusitado!

No dia seguinte, antes de encontrar o Rui e a Carol, fizemos mais uma volta na cidade, passamos pelo centro e fomos visitar o Globe, a maior construçao em forma circular do mundo. é muito legal conhecer a cidade de bike, é quase como assistir a um filme em camera lenta, vendo as pessoas, os prédios, as atitudes....






Assim concluímos a viagem em bike pela Finlandia, trazendo na bagagem muitas historias, lembranças e amizades.




4 comentários:

Bruna Tri disse...

Que legal, Rafa... A gente aqui só fica vendo e imaginando.
Saudades de você! Já está chegando o dia de voltar.

Teea disse...

Oi Rafa,
Encontrei seu blog por acaso (no blog Lusofin, onde tem "A Finlândia nos blogs") e achei muito legal essa viagem, e claro que emocionante também. Quem me conhece, sabe que apesar de ser finlandesa, não sou a maior fã deste país, mas adorei ler a sua história ;) e fiquei feliz ao saber que fizeram tantas amizades, enfim, não todos os finlandeses somos TÃO reservados/chatos etc, rs. Tudo de bom nessa viagem (se continuar ainda?), vou tentar passar por aqui mais vezes.
bjos,
Teea

Unknown disse...

rafaela,
Que legal a viagem! Vou mandar essas postagens para uma amiga minha do mestrado, que é Finlandesa... Tenho certeza q ela vai adorar.
Bom prosseguimento da viagem.
Abraço!
Henrique

Rafaela disse...

Teea, vimos muitas coisas que valeram a pena na Finlandia, mas o que mais nos surpreendeu foi a atitude das pessoas. Nao teve um lugar onde paramos que nao viesse alguém conversar. E o mais legal é que todo mundo de uma forma ou de outra conseguia se comunicar. Até as meninas que trabalham no caixa dos supermercados naquelas cidadezinhas mais perdidas no meio da Laponia falavam ingles. Incrível! Um abraco!