quinta-feira, 24 de julho de 2008

Pedalando pela Finlandia - Atravessando a Laponia - parte 1

Na noite do dia 23 para o dia 24 de junho conseguimos ver o 'sol da meia noite'. Ja estavamos em Kirkenes, de onde partimos no dia 25 para a viagem pela Finlandia. Estávamos muito felizes também porque tínhamos acabado de receber a notícia do nascimento do nosso sobrinho, o Arthur, no dia 22.










Imagem do momento da partida... nossa estreia com as bagagens, minha e da 2.7, após um delícioso jantar com o Ernani e a Sílvia que seguiram viajando com o motor home.




Primeiro acampamento, ainda no norte da Noruega, perto da fronteira com a Finlandia.













Depois de alguns quilometros cruzamos a fronteira, entrando na Laponia Finlandesa.


Primeira paradinha para um lanche. Muito frio e umidade. Conseguimos nos abrigar nua cabana de um parque.


A Laponia compreende uma parte norte dos paises nordicos, entre eles a Finlandia. E uma regiao pouco habitada, com uma unica estrada principal que leva ao sul, e algumas outras que fazem ligacao com a Noruega e Suecia. Nesta regiao as estradas sao tranquilas, com quilometros e quilometros de florestas....





A caminho da primeira cidade depois de 2 dias de pedalada, encontramos 2 colegas cicloturistas suicos que ja estao a mais de um ano na estrada, fazendo uma volta ao mundo, Jorge e Raquel.


Em todo o caminho sempre foi muito facil encontrar um local para abastecimento de agua.


a partir do segundo dia de viagem os acampamentos sempre foram acompanhados por enxames de pernilongos, que so comecaram a diminuir quando nos aproximamos do sul da Finlandia. (foto de dentro para fora da barraca, nos trancados e os pernilongos do lado de fora vendo o por do sol, rsrsrsrsrs)


Num ponto de parada para o almoco encontramos este alemao que mora na Finlandia e esta pedalando ate o Cabo Norte. Pelo tamanho das bagagens da pra ver a forca do cara!!!!!








Momento de stress. Um furo num pneu + centenas de pernilongos.... essa conta nao da certo!!! Ainda bem que so tivemos 2 pneus furados em toda a viagem!


Durante todo o caminho sempre foi possivel encontrar um lago ou rio para banho. Apesar da agua fria, o sol ajudava a dar coragem para o mergulho!







Num dos locais onde paramos para acampar, antes de Rovaniemi, esta familia finlandesa veio conversar conosco. O cara ama futebol, estava ate com a camisa do Brasil!!!! Quando descobriu que eramos brasileiros a conversa foi longe!!!!!!



mais um colega cicloturista perdido pela estrada, estava indo para o Cabo Norte. E um polones que nao falava uma palavra em ingles. Imaginem como foi divertido!!!! Mesmo assim ele queria muito se comunicar!




Ao atravessar o Circulo Polar Artico aproveitamos para dar uma passadinha na casa do Papai Noel. Parece a disneylandia, mas foi muito divertido! Esse foi o primeiro local com maior numero de gente morando desde que comecamos a pedalar. O circulo polar marca uma linha a partir da qual o sol nunca se poe no verao. A variacao entre noite e dia e muito diferente da que conhecemos no nosso pais tropical. Acima da linha polar o inverno tem dias onde o sol nunca aparece tambem! Que triste deve ser!!!!!!



Vista de Rovaniemi, a primeira cidade grande que encontramos no caminho, ja depois de varios dias de pedalada.








Tivemos alguns dias de sol e nunca desperdicamos a oportunidade para um banho e para lavar roupas!


Depois de dias dentro do Circulo Polar, este foi o primeiro dia em que conseguimos ver o por do sol, ja perto da meia noite.


Enquanto pedalavamos tranquilamente, surge um cara correndo e perguntando de onde eramos. Nao resistimos e paramos para conversar. O Marcos nos convidou para um cha, e acabou nos servindo toda a comida que tinha em casa, nos ofereceu um banho quente e tambem a internet. Legal!!!!! Ele e um treinador de cavalos que ja trabalhou em muitas partes do mundo, e agora esta atras de sua propria identidade. Comprou uma terrinha ha Laponia mas ja esta com vontade de cair na estrada de novo! Nos ofereceu para ficar ali com ele para dormir, mas o nosso caminho era longo e poucos dias para cumprir...


Depois de nossa conversa com o Marcos comecamos a encarar diferente o ceu nublado da Finlandia.... ele nos chamou a atencao para o quanto a luz e as nuvens tornam essa paisagem surreal.....






Mal sabiamos o que nos esperava no dia seguinte.... chuva e 30 km de estrada em reformas. Ficamos muito sujos e cansados....



Em compensacao, com o passar dos dias, a chuva foi diminuindo e os pernilongos tambem, e tivemos varios acampamentos maravilhosos!













A decepcao da viagem foi o alce... apesar das milhares de placas que vimos pelas estradas nao conseguimos ver nenhum... so uma femea, que nao tem chifres... o Papai Noel disse que e por causa dos pernilongos... para fugir deles os alces, ursos e lobos vao para as regioes mais altas nessa epoca...... ainda estamos tentando ver algum perdido por ai....



Pausa para o almoco..... Olinto e seu super fogareiro entram em acao!!!!!








E mais um final de dia na Laponia, desta vez com um belo por do sol!

6 comentários:

Bruna Tri disse...

Rafa, que lindo... Mal dá pra imaginar o que foi esta viagem. Parabéns pela coragem...

E vocês repararam no nome dos suíços? Jorge e Raquel... Será que os nossos Jorge e Raquel serão os próximos a sair pedalando pelo mundo???

Unknown disse...

Oi Rafa, que bom já estarem de volta, seguros e a salvo, estamos anciosos por novas fotos da aventura...
Um abç pra vcs
Rodrigo Raquel e família

MC Lemon Biker disse...

Olá Rafa e Olinto!
Que surpresa maravilhosa essa interrupção na minha rotina de trabalho!! Saber que ha pessoas aventurando-se dessa forma inspira e motiva a gente, e quando acabei de ver as fotos eu estava sorrindo sozinha!! A gente "acorda" e lembra que existe a Liberdade, fica com novos desejos e começa a fazer planos diferentes! Parabéns aos dois pela ousadia e persistência, e muito obrigada pela "viagem" que me deram de presente! hehe Beijos aos dois, continuem assim!!!

MC Lemon Biker disse...

MATAHARI?? hahaha Bem... apareci como MATAHARI, mas é a MARTA CARVALHO, que foi ao encontro do Sesc e já pedalou com a Rafa pela Total, ok! hehehe Beijos!

-Gerson- disse...

Tudo tão maravilhoso que a gente pensa que nem é possível existir!

Fê Stucchi disse...

Oi Rafa
Tudo bem?
Lindas as fotos.
Cada paisagem.
Fiquei babando... E vc, hein? Cara de feliz nas fotos.
Gostei muito de ver um pouco da sua viagem.
Mande sempre os links pra mim, tá?
Beijos
Fê Stucchi